Provocando Mudanças: Os Desafios e Reflexões do WEEM Talks 2024
Nos dias 8 e 9 de agosto, o WEEM Talks injetou energia no debate sobre o papel das mulheres, médicas especialistas e pacientes, em suas jornadas, seja no enfrentamento do câncer de mama, ou no combate aos vieses de gênero que moldam o entendimento sobre nossos papéis como mulher na sociedade atual.
Especialistas de diferentes áreas se reuniram para expandir os horizontes do cuidado com a paciente com câncer de mama, olhando para toda a sua jornada — do diagnóstico ao pós-tratamento — e além.
Começamos com uma discussão sobre advocacy em saúde, um movimento para transformar o cuidado com o câncer de mama em um direito pleno e irrestrito. Aqui, o compromisso era claro: não apenas tratar, mas garantir que cada paciente tenha acesso ao melhor que a medicina e a sociedade podem oferecer — apoio emocional, social e, claro, o tratamento mais adequado.
Na sequência, abordamos as questões que afetam a mulher que está “do outro lado da mesa”, a médica especialista: debatemos saúde mental, posicionamento em redes sociais, desigualdades que afetam gênero e as mulheres negras. A mensagem foi direta: é hora de quebrar barreiras e criar espaços seguros e justos para todas.
Para trazer luz a essas ideias, tivemos a honra de ouvir a inspiradora Dra. Reshma Jagsi, radio-oncologista de renome mundial que se destaca por sua significativa contribuição ao debate sobre equidade de gênero nas instituições de saúde e de pesquisa clínica. Em sua aula, ela desafiou as estruturas tradicionais ao expor com coragem a necessidade urgente de promover a equidade e as barreiras que precisam ser superadas para alcançar um ambiente de trabalho mais justo.
Dra. Jagsi compartilhou sua trajetória pessoal, falando das escolhas que precisou fazer ao longo de sua jornada, e demonstrou como, nesse processo de mudança, todos precisam mudar sua forma de olhar. Todos se beneficiam de um ambiente onde homens e mulheres ocupam posições de liderança — tanto o próprio grupo quanto, especialmente, as pacientes.
Depois de tantas provocações, levamos todos os presidentes de nossas sociedades ao palco para uma grande reflexão coletiva: como podemos ser melhores? Como podemos inspirar mudanças reais e positivas? Não houve respostas fáceis, mas a inquietação estava presente — e isso era exatamente o que precisávamos.
E é preciso e possível ter leveza, mesmo nos debates mais espinhosos e, por isso, trouxemos a filósofa Lúcia Helena Galvão para uma poderosa reflexão sobre o Ideal Feminino. Ela mergulhou na dualidade e complementaridade do feminino e masculino, questionando estereótipos e nos convidando a repensar os papéis que desempenhamos e desejamos para nós. Sua fala foi um convite à ação: para onde estamos indo e como vamos chegar lá?
E por fim, em nosso segundo dia de evento, toda a programação voltada “survivorship”, discutindo maneiras de assegurar uma vida saudável e significativa após ou apesar do tratamento do câncer de mama.
Saímos renovadas, com corações leves e mentes fervilhando de ideias, na certeza de que ainda há muito a ser trabalhado, agregado e melhorado.
E já planejando o próximo WEEM Talks, em 2025, com a mesma energia provocativa e transformadora!
Esperamos ter vocês conosco mais uma vez!
Por Dra Carolina Rutkowski
[ + ]
Veja a Galeria de Fotos do Weem Talks 2024
Publicado em 03 setembro de 2024